Escola Básica 2, 3 D. Luís de Mendonça Furtado - Barreiro
Exmº Sr Director da Escola Europeia de Karlsruhe, professor Dr. José Mário da Torre
A Escola Básica 2, 3 D. Luís de Mendonça Furtado – Barreiro, na pessoa da professora Mª da Luz Ribeiro, professora do quadro desta escola, pertencente ao Departamento de Artes Visuais, vem propor à vossa Escola um projecto de intercâmbio, num processo de amostragem de Trabalhos de alunos/Experiências Pedagógicas no campo das Artes Visuais, utilizando a Internet como veiculo de comunicação.
Este projecto pretende apresentar-se como uma propriedade de partilha, dando a conhecer o trabalho desenvolvido, por alguns alunos desta escola, quer sejam ao nível individual ou colectivo, no âmbito da educação pela arte, especificamente Artes Visuais. e pretende receber da vossa escola, também experiências pedagógicas, dentro do mesmo campo artístico.
Finalidades do projecto
Desenvolver um processo de trocas de experiências pedagógicas no campo das Artes Visuais.
Desenvolver relações de cooperação, no âmbito de uma relação de aprendizagem, criando situações de confronto de ideias com outras experiências, tendo como objectivo ampliar o conhecimento ao nível das Artes Visuais.
Desenvolver competências de comunicação.
Considerar a heterogeneidade um factor de enriquecimento, atendendo a que uma sociedade mais aberta e equitativa oferece melhores oportunidades de aprendizagem e cidadania.
Independentemente de não saber se esta ideia será ou não aceite, pelo Departamento de Artes Visuais da vossa escola, tomo a liberdade de enviar alguns trabalhos de alunos desenvolvidos durante este ano lectivo (2006/2007).
Nestes trabalhos estiveram envolvidas, três turmas do 6º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 11 e 13 anos.
Na programação do início do ano lectivo, foram por mim planificadas unidades didácticas, cuja intenção pedagógica, era a da educação do olhar e do ver através do contacto com obras de arte, promovendo o desenvolvimento da sensibilidade estética e estabelecendo o diálogo sobre arte. Todo este processo já tinha sido iniciado, no ano anterior com os mesmos alunos
Assim, sob o tema “Arte e Contadores de Histórias”, foram propostos trabalhos que visavam a ilustração de pequenas histórias, de autores portugueses, nomeadamente António Torrado, Sophia de Mello Breyner e Alberta Meneres.
Tendo como motivação a análise de algumas obras de pintores do sec.xx, os alunos interpretaram as mensagens das histórias e conceberam sequências visuais , expressas em trabalhos bidimensionais (trabalho individual) e pequenas caixas cénicas (trabalho colectivo), que ilustraram os vários formatos narrativos .Os trabalhos envolveram técnicas diversificadas, tais como pintura a guache, recorte e colagem de papéis pintados previamente e depois cortados, estruturas em arame e papel machêe.
Os trabalhos estiveram expostos inicialmente na escola, depois fizeram parte de uma exposição colectiva anual, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro e numa galeria de exposições, na cidade, tendo como objectivo, fomentar o gosto pela arte e dar uma visibilidade mais alargada à comunidade, do trabalho desenvolvido pelos alunos, no campo da expressão plástica.
Como considero prioritária, a tomada de conhecimento e de troca de ideias, por parte dos alunos, com outras alternativas expressivas ao nível das artes visuais, julgo que este projecto é pertinente, prestando-se a uma pluralidade de interpretações, desenvolvendo a sensibilidade e a imaginação. Creio, pessoalmente, que o contacto com a arte é fundamental na formação da personalidade e na integração do indivíduo nos valores da humanidade.
Os trabalhos dos meus alunos foram fotografados e introduzidos num site da escola, específico para o desenvolvimento deste projecto. Eu e os alunos esperamos ter em breve, da vossa parte uma resposta favorável a este projecto.
Exmº Sr Director da Escola Europeia de Karlsruhe, professor Dr. José Mário da Torre
A Escola Básica 2, 3 D. Luís de Mendonça Furtado – Barreiro, na pessoa da professora Mª da Luz Ribeiro, professora do quadro desta escola, pertencente ao Departamento de Artes Visuais, vem propor à vossa Escola um projecto de intercâmbio, num processo de amostragem de Trabalhos de alunos/Experiências Pedagógicas no campo das Artes Visuais, utilizando a Internet como veiculo de comunicação.
Este projecto pretende apresentar-se como uma propriedade de partilha, dando a conhecer o trabalho desenvolvido, por alguns alunos desta escola, quer sejam ao nível individual ou colectivo, no âmbito da educação pela arte, especificamente Artes Visuais. e pretende receber da vossa escola, também experiências pedagógicas, dentro do mesmo campo artístico.
Finalidades do projecto
Desenvolver um processo de trocas de experiências pedagógicas no campo das Artes Visuais.
Desenvolver relações de cooperação, no âmbito de uma relação de aprendizagem, criando situações de confronto de ideias com outras experiências, tendo como objectivo ampliar o conhecimento ao nível das Artes Visuais.
Desenvolver competências de comunicação.
Considerar a heterogeneidade um factor de enriquecimento, atendendo a que uma sociedade mais aberta e equitativa oferece melhores oportunidades de aprendizagem e cidadania.
Independentemente de não saber se esta ideia será ou não aceite, pelo Departamento de Artes Visuais da vossa escola, tomo a liberdade de enviar alguns trabalhos de alunos desenvolvidos durante este ano lectivo (2006/2007).
Nestes trabalhos estiveram envolvidas, três turmas do 6º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 11 e 13 anos.
Na programação do início do ano lectivo, foram por mim planificadas unidades didácticas, cuja intenção pedagógica, era a da educação do olhar e do ver através do contacto com obras de arte, promovendo o desenvolvimento da sensibilidade estética e estabelecendo o diálogo sobre arte. Todo este processo já tinha sido iniciado, no ano anterior com os mesmos alunos
Assim, sob o tema “Arte e Contadores de Histórias”, foram propostos trabalhos que visavam a ilustração de pequenas histórias, de autores portugueses, nomeadamente António Torrado, Sophia de Mello Breyner e Alberta Meneres.
Tendo como motivação a análise de algumas obras de pintores do sec.xx, os alunos interpretaram as mensagens das histórias e conceberam sequências visuais , expressas em trabalhos bidimensionais (trabalho individual) e pequenas caixas cénicas (trabalho colectivo), que ilustraram os vários formatos narrativos .Os trabalhos envolveram técnicas diversificadas, tais como pintura a guache, recorte e colagem de papéis pintados previamente e depois cortados, estruturas em arame e papel machêe.
Os trabalhos estiveram expostos inicialmente na escola, depois fizeram parte de uma exposição colectiva anual, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro e numa galeria de exposições, na cidade, tendo como objectivo, fomentar o gosto pela arte e dar uma visibilidade mais alargada à comunidade, do trabalho desenvolvido pelos alunos, no campo da expressão plástica.
Como considero prioritária, a tomada de conhecimento e de troca de ideias, por parte dos alunos, com outras alternativas expressivas ao nível das artes visuais, julgo que este projecto é pertinente, prestando-se a uma pluralidade de interpretações, desenvolvendo a sensibilidade e a imaginação. Creio, pessoalmente, que o contacto com a arte é fundamental na formação da personalidade e na integração do indivíduo nos valores da humanidade.
Os trabalhos dos meus alunos foram fotografados e introduzidos num site da escola, específico para o desenvolvimento deste projecto. Eu e os alunos esperamos ter em breve, da vossa parte uma resposta favorável a este projecto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário